domingo, 28 de março de 2010

Filme [Essencial]

SIDEWAYS
Entre Umas E Outras
Lançamento: 2004 (EUA)
Direção: Alexander Payne
Estúdio: Fox Searchlight Pictures / Sideways Productions Inc. / Michael London Productions
Distribuidora:20th Century Fox Film Corporation
Elenco: Paul Giamatti ,
Thomas Haden Church ,
Virginia Madsen ,
Sandra Oh ,
Marylouise Burke
Sinopse:
Miles Raymond (Paul Giamatti) é um homem depressivo, que tenta se tornar um escritor. Miles é fascinado por vinhos e decide dar como presente de despedida de solteiro a Jack (Thomas Haden Church), seu melhor amigo, uma viagem pelas vinículas do Vale de Santa Inez, na California. Eles partem juntos na viagem, mas logo se envolvem com duas mulheres. Jack conhece Stephanie (Sandra Oh), a funcionária de uma vinícola local, que faz com que ele queira anular seu casamento, que está marcado para daqui a poucos dias. Já Miles se interessa por Maya (Virginia Madsen), uma garçonete que tem o mesmo apreço por vinho que ele.
Existe uma cena em Sideways – Entre Umas e Outras que resume muito bem do que se trata esta comédia dramática. Na cena, a personagem Maya usa o vinho como uma metáfora para nossa vida. Mais do que ser aquele líquido feito de uva que nos deixa bêbados e dão uma tremenda ressaca na manhã seguinte, os vinhos têm vida: são colhidos, processados, sofrem fermentação e, enquanto estão fechados na garrafa, amadurecem até que atinjam seu ápice, aquele momento perfeito para serem degustados. O longa trata da constante procura por esses ápices em nossas vidas, ou melhor, na vida de Miles Faymond. Sideways é uma comédia aparentemente simples, mas que guarda sob suas muitas camadas importantes reflexões sobre a vida. Seus personagens são complexos, muito bem construídos e interpretados. Com um humor sutil e agridoce, o filme trata as questões que se passam em nossa cabeça em certas encruzilhadas que encontramos no caminho. Doce, maduro e encorpado, é como o ápice de um vinho.
O roteiro é inegavelmente excelente, a história é contada de maneira natural, sem cair na monotonia, deixando até um gostinho de quero mais quando vai se aproximando do final. Por fim, Alexander Payne prova mais uma vez que não há nada mais engraçado do que assisti e rir dos momentos mais delicados da vida.
um final memorável para Sideways, que elegantemente quase passa do ponto, mas termina marcante, gravando a produção na memória como um dos melhores filmes norte-americanos de 2004. Exatamente aquilo de que os "oscarizáveis" só chegam perto com milhões de dólares.

Principais prêmios e indicações:

Oscar 2005 (EUA)
• Venceu na categoria de melhor roteiro adaptado.
• Indicado nas categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor ator coadjuvante (Thomas Haden Church) e melhor atriz coadjuvante (Virginia Madsen).
Globo de Ouro 2005 (EUA)
• Venceu nas categorias de melhor filme - comédia / musical e melhor roteiro.
• Indicado nas categorias de melhor diretor, melhor ator - comédia / musical (Paul Giamatti), melhor ator coadjuvante (Thomas Hayden Church), melhor atriz coadjuvante (Virginia Madsen) e melhor trilha sonora.
BAFTA 2005 (Reino Unido)
• Venceu na categoria de melhor roteiro adaptado.
Independent Spirit Awards 2005 (EUA)
• Venceu nas categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor ator (Paul Giamatti), melhor ator coadjuvante (Thomas Haden Church), melhor atriz coadjuvante (Virginia Madsen) e melhor roteiro.

Fontes:
http://www.adorocinema.com/filmes/sideways
http://br.cinema.yahoo.com/filme/11971/critica/8973/sidewaysentreumaseoutras
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sideways
http://www.cinepop.com.br/criticas/sideways.htm
http://www.omelete.com.br/cinema/isideways-entre-umas-e-outrasi/

Nenhum comentário: