terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Filme [Essencial]


Os Vigaristas
(Matchstick Men)


Estúdio: Warner Bros. / ImageMovers / HorsePower Entertainment / Liveplanet / Rickshaw Productions / Scott Free Productions
Distribuidora: Warner Bros.
Direção: Ridley Scott
Elenco:
Nicolas Cage (Roy)
Sam Rockwell (Frank Mercer)
Alison Lohman (Angela)
Bruce McGill (Frechette)
Bruce Altman (Dr. Klein)
Jerry Hauck (Motorista De Táxi)
Steve Eastin (Marido)

Sinopse:
O paranóico Roy Walker (Nicolas Cage) tem um trabalho no mínimo diferente: é um especialista em golpes, um verdadeiro artista do crime. Juntamente com Frank (Sam Rockwel), seu "sócio", Roy não tem qualquer pudor em enganar desde incautas senhoras até empresários milionários para conseguir dinheiro. Mas tudo muda quando ele encontra Angela, uma filha de 14 anos que ele nunca tinha visto.

À primeira vista, o filme parece ser uma típica história sobre dois trapaceiros e seus mirabolantes golpes para faturar uma grana em cima de incautos. Mas a impressão se desfaz logo e descobrimos que, na verdade, a história prioriza as relações familiares à ética da picaretagem. O filme retrata a história de Roy, (Nicolas Cage), um obssessivo-compulsivo cheio de tiques e com mania de limpeza. Junto a seu ambicioso sócio e aprendiz Frank (Sam Rockwell), forma uma dupla que vive de aplicar pequenos golpes. As coisas mudam quando Roy fica sabendo da existência de uma filha, fruto de um relacionamento desfeito há anos. Ela é Angela (Alison Lohman), adolescente voluntariosa que vira pelo avesso a rotina cuidadosamente ordenada do pai neurótico.


Ridley Scott ratifica mais uma vez seu talento com essa comédia sem fatuidade e repleta de anacronismos propositais. Tudo acontece, aparentemente, numa cidade moderna, mas alguns detalhes remetem aos anos 50 e 60, o que nos faz ficar em dúvida se o filme é uma história atual ou passada em outra época. Os Vigaristas não é denso, mas os personagens são psicologicamente complexos. As interpretações de Nicolas Cage e da jovem Alison Lohman impressionam.

É uma trama bem bolada, se você for tão desconfiado quanto eu pode até sacar alguma coisa antes do final, mas mesmo assim é muito bom. É exatamente o tipo de humor que agrada, sutil, pouca gente entende a “hora de rir”. Nicolas faz muito bem um vigarista meio maluco, cheio de manias e neuroses. Impossível não gostar da personagem do cara. Você acaba até torcendo pras falcatruas darem certo.


Fontes:
http://cinefilos.interativo.org/filmes/2003/10/os-vigaristas/
http://br.cinema.yahoo.com/filme/11336/critica/769/osvigaristas
http://www.filmesdecinema.com.br/filme-os-vigaristas-5135/
http://www.adorocinema.com/filmes/vigaristas

Nenhum comentário: