quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Filme [Essencial]

LITTLE MISS SUNSHINE
(PEQUENA MISS SUNSHINE)

Estúdio: Deep River Productions / Bona Fide Productions / Big Beach Films / Third Gear Productions LLC
Distribuidora: Fox Searchlight Pictures

Direção: Jonathan Dayton , Valerie Faris
Elenco:
Abigail Breslin (Olive)
Greg Kinnear (Richard)
Paul Dano (Dwayne)
Alan Arkin (Avô)
Toni Collette (Sheryl)
Steve Carell (Frank)

Ovacionado no Festival de Cinema de Sundance e no Festival do Rio, “Little Miss Sunshine” (no original) é uma comédia independente profundamente humana e satírica sobre uma família que realiza uma viagem de carro para participar de um concurso de beleza de crianças. Amontoados em uma Kombi enferrujada, seis pessoas nada comuns passam por situações trágicas e cômicas para chegar ao tal concurso. No final da jornada, o resultado é um só: uma paixão completa do público pelo filme!
Com um elenco absolutamente impecável, o filme é inteligente, ágil e, acima de tudo, humano. Resumindo: imperdível! O longa ainda faz críticas rasgadas ao chamado “american way of life”, satirizando a chamada ditadura da estética e a idéia de que existe uma fórmula para se dar bem na vida.

Sinopse:
Nenhuma família é verdadeiramente normal, mas a família Hoover extrapola. O pai desenvolveu um método de auto-ajuda que é um fracasso, o filho mais velho fez voto de silêncio, o cunhado é um professor suicida e o avô foi expulso de uma casa de repouso por usar heroína. Nada funciona para o clã, até que a filha caçula, a desajeitada Olive (Abigail Breslin), é convidada para participar de um concurso de beleza para meninas pré-adolescentes. Durante três dias eles deixam todas as suas diferenças de lado e se unem para atravessar o país numa kombi amarela enferrujada.

A produção independente dirigida pelos estreantes Jonathan Dayton e Valerie Faris (experientes em vidoeclipes) vai na contramão desse cinema protagonizado por pessoas “certinhas” e coloca personagens divertidos e humanamente comuns como protagonistas. Num roteiro dinâmico, engraçado e emocionante, fazem desta comédia num dos melhores filmes de 2006.

 Os momentos finais, durante o concurso de beleza, conotam tudo que o filme quer mostrar: um grupo de pessoas normais que, ironicamente, são como corpos estranhos num ambiente cheio de pessoas que buscam a perfeição, funcionando como um microcosmo da própria sociedade. Alternando momentos hilários aos dramáticos, sempre relacionados às dificuldades que seus personagens têm no meio de uma sociedade que cobra valores ridículos.

 Premiações:

Vencedor de 2 Prêmios Oscar: Melhor Ator Coadjuvante (Alan Arkin) e Melhor Roteiro Original. Indicado a mais duas estatuetas: Melhor Filme e Melhor Atriz (Abigail Breslin).

Vencedor de 4 prêmios Indenpendent Spirits Awards 2007, nas categorias : Melhor filme independente, melhor direção, melhor ator coadjuvante(Alan Arkin) e melhor roteiro original.

Recebeu 2 indicações ao Globo de Ouro, nas categorias de Melhor Filme - Comédia/Musical e Melhor Atriz - Comédia/Musical (Toni Collette).

Recebeu 5 indicações ao Independent Spirit Awards, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Alan Arkin e Paul Dano) e Melhor Roteiro de Estréia.

Ganhou 2 prêmios no BAFTA, nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante (Alan Arkin) e Melhor Roteiro Original. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Atriz Coadjuvante (Toni Collette e Abigail Breslin).


Fontes:
http://www.adorocinema.com/filmes/pequena-miss-sunshine
http://pt.wikipedia.org/wiki/Little_Miss_Sunshine
http://br.cinema.yahoo.com/filme/13794/critica/9423/pequenamisssunshine
http://www.cinemacafri.com/filme.jsp?id=6

Nenhum comentário: