quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Literatura [Agora]

ADMIRÁVEL MUNDO NOVO
(BRAVE NEW WORLD)



Autor: Aldous Huxley



Admirável Mundo Novo (Brave New World na versão original em língua inglesa) é um livro escrito por Aldous Huxley e publicado em 1932 que narra um hipotético futuro onde as pessoas são pré-condicionadas biologicamente e condicionadas psicologicamente a viverem em harmonia com as leis e regras sociais, dentro de uma sociedade organizada por castas. A sociedade desse "futuro" criado por Huxley não possui a ética religiosa e valores morais que regem a sociedade atual. Qualquer dúvida e insegurança dos cidadãos era dissipada com o consumo da droga sem efeitos colaterais chamada "soma". As crianças têm educação sexual desde os mais tenros anos da vida. O conceito de família também não existe.




Frases e Críticas:

“Por que vocês não oferecem ao povo livros sobre Deus?” Pela mesma razão pela qual não lhe oferecemos a obra Otelo: são livros velhos; falam sobre Deus como se falava cem anos atrás. Não de Deus para o dia de hoje. “Mas se Deus não muda”. Os homens, porém, sim.

“Aqueles que se sentem desprezados fazem bem em ostentar um ar de desprezo.”

“Um livro polêmico e angustiante, se pensarmos no futuro de Huxley.”


“Aldous Huxley cria uma utopia aparentemente impossível, mas que mantém profundas relações com a história do homem.”

“Nenhum dos preconceitos científicos da época foi deixado de lado no livro. Nem mesmo as teorias racistas, que procuravam explicar a existência de relação entre caracteres físicos e as características psicológicas ("...O Dra. Wells me disse que as morenas de bacia larga, como eu, devem tomar...").”

“Escrito em 1932, antes da 2ª Guerra Mundial, como uma crítica à produção em massa (Fordismo) aplicada aos humanos e ao controle governamental sobre a liberdade individual, se feitos alguns ajustes temporais pertinentes, pode muito bem servir como crítica ao modo coletivo de vida atual. Principalmente a parte relacionada à fuga da realidade através dos prazeres e ao consumismo irracional. Huxley talvez ainda não conhecesse a manipulação das massas pela mídia, pois deixa transparecer que os repórteres não eram controlados pelo Estado.”

“Admirável Mundo Novo, junto com 1984 de George Orwell, Fahenheit 451 de Ray Bradbury e Laranja Mecânica de Anthony Burgess, é um clássico sobre o controle, o futuro e a liberdade. A meu ver, uma leitura obrigatória.”



Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Admir%C3%A1vel_Mundo_Novo

http://clubedolivro.wordpress.com/category/admiravel-mundo-novo/

http://criticasconstrutivas.blogspot.com/2007/06/resenha-do-livro-admirvel-mundo-novo.html

http://www.revistacriacao.net/admiravel_mundo_novo.htm

http://www.jefferson.blog.br/2008/03/admirvel-mundo-novo-de-aldous-huxley.html

Nenhum comentário: