quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Filme [Essencial]

Antes do Pôr-do-Sol
(Before Sunset)

ano de lançamento ( EUA ) : 2004
                        direção: Richard Linklater
                        estúdio:Castle Rock Entertainment / Detour Filmproduction
                        distribuidora:Warner Bros.


elenco:

• Ethan Hawke (Jessie)
• Julie Delpy (Celine)
• Diabolo (Philippe)
• Louise Lemoine Torres (Jornalista)
• Rodolphe Pauly (Jornalista)
• Vernon Dobtcheff (Dono da livraria)
• Mariane Plasteig (Garçonete)

 
Sinopse:

Jesse (Ethal Hawke) e Celine (Julie Delpy) se conheceram por acaso em uma viagem de trem que ia de Budapeste a Viena, passando o dia juntos e se separando no início do dia seguinte. Nove anos depois eles se reencontram, novamente por acaso. Jesse agora é um conhecido escritor, enquanto que Celine trabalha para uma organização de proteção ao meio-ambiente. Jesse agora está em Paris para promover seu mais novo livro e, após reencontrar Celine, passa com ela algumas horas, onde discutem o que aconteceu em suas vidas em todos estes anos.



           Antes do Pôr-do-Sol é uma continuação digna (continuação do Antes do Amanhecer). Na verdade não é um segundo filme, mas a continuação de uma estória, que como as estórias de nossas vidas estão sempre seguindo em frente. Dois pequenos momentos de duas vidas que quando se cruzam brilham e despertam o que há de melhor e mais belo. Dois pequenos momentos que podem valer mais que anos, momentos marcantes na vida dos jovens amantes, que nos fazem lembrar os pequenos e brilhantes momentos de nossas vidas. Essa é uma emoção, lembrança, que poucos filmes conseguem passar da tela para a vida real, da vida real para a tela. Filmes que não devem ser apenas vistos, mas apreciados. Duas obras primas do cinema e da vida.

          Às vezes o cinema pode ser uma válvula de escape, às vezes pode ser a janela da alma. Existem filmes que não esquecemos, falamos sempre sobre ele, lembramos as frases dos personagens, filmes que levam nossa emoção a flor da pele. Mas existem filmes que conseguem a mesma emoção de maneira muito mais sutil. São filmes que você vê, se vê na tela. Filmes que mexem com as nossas emoções mais íntimas, filmes que assistimos uma vez e quando revemos anos mais tarde, todas aquelas emoções voltam, mesmo que nossas vidas tenham mudado totalmente. Como é bom rever o que sentimos e quem éramos. Isso é o que sinto vendo Antes do Pôr-do-Sol.

Frases:


"Não se pode substituir ninguém, porque todo mundo é uma soma de pequenos e belos detalhes"

"Os casais estao confusos. Acho que e' porque o homem precisa se sentir essencial e nao consegue."

cena final:

“- Você vai perder aquele avião.

- Eu sei.”

Prêmios e indicações:

O filme ganhou dois prêmios: o Empire Award, em 2005, foi para Julie Delpy, na categoria de melhor atriz que, pelo mesmo motivo, também ganhou o SFFCC Award (só que esse prêmio, foi de 2004).


Ainda foi indicado ao WGA Award (melhor roteiro), OFCS Award (melhor roteiro, filme e atriz), Independent Spirit Award (melhor roteiro), Gotham Awards (melhor filme), Bodil (melhor filme americano), Urso de Ouro do Festival de Berlim (melhor diretor), Condor de Prata (melhor filme estrangeiro em idioma não hispânico) e o Oscar (melhor roteiro adaptado).

Fontes: http://www.adorocinema.com/filmes/antes-do-por-do-sol
http://www.cinemaemcena.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=11654&PID=749662
http://pt.wikipedia.org/wiki/Before_Sunset

Nenhum comentário: